segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Iluminismo




Iluminismo movimento de caráter intelectual, cultural, político e artístico, que tem seu inicio por volta do século XVII na Europa.

O Iluminismo pode ser entendido como um avanço das idéias renascentista, ou melhor, um aprofundamento das idéias centrais do renascimento. O Homem Iluminista cada vês mais se liberta das correntes religiosas que prendiam seu pensamento, se tornando mais livre, e voltando o seu tempo para questões terrenas. Desta forma desenvolvesse o comercio mais aprofundado, surgindo assim à classe Burguesa, preocupada sobre tudo com a liberdade de comercio, e a acumulação de lucros. Pratica esse que era condenada pela igreja católica, forçando o homem iluminista a se livrar da igreja. No plano político, o governo absolutista aparecia como um obstáculo para a recém surgida classe Burguesa, sendo que esse se colocava como soberano dentre as relações comerciais, surgindo assim a necessidade de um novo sistema Político, paltado na “liberdade” a Democracia (Revolução Francesa).

Na Filosofia Iluminista, destacavam-se as reflexões sobre a política e a sociedade, nomes como os de Jean Jaques Rousseau ganhavam destaque com textos que falavam sobre injustiça social e liberdade, e principalmente pregavam a igualdade entre os homens. A grande diferença entre o pensamento renascentista e o iluminista é que os iluministas conseguiram colocar em pratica algumas coisas que idealizaram. O nome Filosofia Social era dado, justamente pela inexistência do nome “sociologia”, que aparecera anos mais tarde com a obra de Auguste Comte.

O iluminismo foi um período central para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O iluminismo desenvolveu o no homem a vontade de conhecer, os progressos científicos acarretaram na intensificação da produção industrial, e conseqüentemente na melhoria do nível de vida das pessoas, sendo que essas precisariam viver mais e melhor tendo desta forma condições de trabalharem nas fabricas, e também condições de poderem consumir por mais tempo. O progresso cientifico, bem como, o novo ideal de liberdade acarretaram em dos momentos importante para a sociologia e sociedade ocidental: A Revolução Francesa 1789, e a Revolução Industrial 1800.

  1. Curiosidade: O nome Iluminismo foi dado, justamente por esse movimento se opor a escuridão da idade média, também é comum se referir ao iluminismo usando a termologia “século das luzes”.
  2. Características: A crença básica do iluminismo, era na razão e na ciência como único caminho para emancipação humana.
  3. O novo Homem Iluminista, se preocupava cada vês mais com questões ligadas a vida cotidiana, e despreocupado com questões religiosas, pode desenvolver as relações comerciais.
  4. Para o homem Iluminista, as relações comerciais estavam paltadas no lucro e acumulação de capital, de modo que se deveria cobrar por um produto, tudo aquilo que o outro pudesse pagar.
  5. O desenvolvimento cientifico era importante para intensificar a produção industrial, e melhor as condições de vida, de modo que as pessoas pudessem trabalha e consumir mais.
  6. A necessidade de uma organização política que respeita se a liberdade de comercio e de expansão do poder da classe burguesa, se tornou cada vês mais urgente. Daí decorre o nascimento do estado moderno, e mesmo da “democracia moderna”
  7. Filosofia social estava preocupada com questões como a igualdade entre os homens e a liberdade. Esse nome foi dado pq não havia ainda a palavra sociologia.
  8. Para os iluministas desenvolve-se um novo conceito de riqueza, que não estava mais ligada a terra. Mas sim ao trabalho (transformação da natureza), desta forma o homem rico era aquele que possuía os recursos de produção.
  9. As transformações ocorridas durante o Iluminismo acarretaram no que hoje conhecemos como revolução Industrial e revolução Francesa.


Download da apresentação..

2 comentários:

juliana disse...

olá meio intelectual, meio de esquerda... andei vasculhando o seu log, quando, entediada de vagar pelo niilismo das coisas idiotas e capitalistas que a internet nos proporciona, encontrei o seu blog e adorei conhecê-lo.... a postagem que estou fazendo não tem realmente nada haver com "o iluminismo" a não ser pelo fato de o seu blog me "iluminar" e me fazer ficar tão "de saco cheio de todo o resto", então, meu nome é juliana, jully, parabéns pelo blog.. eu tbm tenho uma... na verdade, um blogão ki tbm tem o mesmo objetivo mneio intelectual, meio de esquerda, porém, voltado para diversos públicos, (em especial os jovens).. é o http://todospelosaber.blogspot.com....eu adoro esses lances meio "conversa de boteco, papinhos anti-capilatistas, horas de filosofia embaixo de uma mangueira... minutos de literatura na sorveteria "taverna" da esquina de casa... espero que vc dê uma visitinha lá.. a gnt tbm pode trocar umas ideias, não sou uma daquelas universitárias meio gostosas, mas sou da galera meio, meio msm.... obrigada pela atenção...

Anônimo disse...

tonymenezes neu nome curso de historia na UEM em MOCAMBIQUE.peco que m enviem mais artigos sobre iluminiamo absolutismo, renascimento... tonymenezes6@gmail.com